Madeira à Mostra
- Bianca Failla Pandini
- 10 de out. de 2016
- 2 min de leitura
A madeira é um material de construção que confere beleza e valoriza a obra quando está à mostra! É um material nobre, natural, renovável.
Usar madeira como acabamento ou como estrutura aparente, além da beleza, é atemporal e ainda contribui com o meio ambiente, quando usada conscientemente. Isso porque, em sua fase de produção, agride bem menos o meio ambiente e gasta menos energia se comparada ao concreto e ao aço. Seu uso nas construções, ao invés de outros materiais, significa liberar menos CO2 (gás carbônico) na atmosfera.

fonte: casaeconstrucao.org

fonte: revistacasaeconstrucao.uol.com.br

fonte: blogdecorandoonline.com
É um material que pode ser reutilizado para diversos fins durante seu ciclo de vida porque, se bem cuidado, tem longa duração. Uma mesma madeira pode ser uma porta e no futuro uma mesa; um telhado, um pergolado e um painel; entre muitos outros usos: portas de móveis, cadeiras, banquetas, cachepôs, venezianas, molduras, pisos...

fonte: reciclaredecorar.com

fonte: casavogue.globo.com

fonte: agulhaselinhas.blogspot.com.br

fonte: casadefifia.blogspot.com.br
A madeira confere um ar rústico e aconchegante, traz conforto visual, conforto ao toque, lembra natureza. Dependendo do seu uso, deixa a construção bem contemporânea. Há madeiras avermelhadas, amareladas, escuras, claras, com mais ou menos desenhos de veios e nós. Madeiras mais moles, mais duras.

fonte: casa.com.br

fonte: arrumadissimo.com.br

fonte: casinhacolorida-simone.blogspot.com.br
A madeira é um material que permite ser trabalhado em diversas espessuras, formatos, linhas retas e curvas, seja na vertical, horizontal, diagonal. Muitos trabalhos em madeira podem ser considerados obras de arte.
A madeira precisa receber um bom tratamento, com manutenções periódicas. Em áreas internas pode ser aplicado um bom verniz incolor, uma vez que possivelmente não sofrerá tanto com a incidência solar e das chuvas. O verniz cria uma película sobre a madeira e, quando precisar de manutenção, a superfície deverá ser lixada e o verniz removido para reaplicar o material.
Em áreas externas é recomendada a aplicação de revestimento impregnante incolor, tipo Stain, que entra na madeira e não fecha os poros, permitindo que a madeira trabalhe com a variação do tempo. Precisa de manutenção a cada 2 anos e não precisa ser removido.
Devem ser seguidas as orientações do fabricante destes revestimentos e atentar sempre ao que diz a embalagem do produto que se está adquirindo, se corresponde ao objetivo que se quer alcançar. Esses produtos costumam ter opções incolor ou que tonalizam a madeira, acabamento brilhante ou fosco.

Toras de eucalipto de reflorestamento (fonte: casa.com.br)

Madeira pinus de reflorestamento (fonte: bamboonet.com.br)
Escolha sempre madeira devidamente certificada e considere usar madeira de reflorestamento. Se tiver oportunidade, utilize a madeira de demolição, pois a madeira é um material duradouro que pode e deve ser reutilizado.
Comments